29 agosto 2011

Londrina volta a primeira divisão paranaense com título!


Neste domingo, 28, o Tubarão venceu o Toledo por 1 a 0, com mais de 8 mil pessoas no estádio do Café, consagrando se campeão paranaense da divisão de acesso, ainda evitando o terceiro jogo da final, que seria realizado amanhã (30).

Esse título antecipado se deve, também, ao primeiro jogo da final realizado em Toledo, última quarta, quando o LEC venceu pelo mesmo placar, com um golaço do lateral Aírton.

Com o título, o Londrina volta à divisão especial, de onde havia saído em 2009. Voltando a jogar com outros grandes paranaenses, como Atlético e Coritiba, com excessão de Paraná que terá de fazer os mesmos passos do Londrina, já que estará presente na segunda divisão em 2012.

27 agosto 2011

Toque de recolher e o direito dos adolescentes

Este é o texto que eu fiz para a 2ª fase do concurso de redações do Guia do Estudante. Lembrando que o blog parceiro também já postou a redação de mesmo tema. Semana que vem tem mais.
Ah, e logo o especial vai receber seus textos, já fomos ao centro, museu histórico, UEL, aeroporto... Não percam!


Convenções Sociais

Não há como falar sobre "toque de recolher" para menores de idade sem ao menos relacioná-lo com a maioridade penal, e as polêmicas sobre sua possível redução. A maturidade psicológica humana, dadas as atuais circunstâncias, não é mais a de 18 anos de idade. Não há como negar esse fato. O número de assaltos e homicídios praticados por menores de idade é cada vez maior, e estes não respondem por seus atos. Maior incoerência não há.

No entanto, o governo encontrou uma nova medida de reduzir o número de crimes cometidos por menores, limitando a liberdade de todos eles. Neste pensamento, qualquer menor agora é apto a realizar crimes, mas isso não significa maturidade para encarar suas próprias ações. Um pensamento bastante plausível, se a sociedade vivesse nos moldes de uma ideologia preconceituosa e generalizadora.

23 agosto 2011

Voto obrigatório

A favor ou contra?

nossa aula de produção de texto, fizemos um artigo de opinião expondo nossa opinião sobre este assunto, venho então apresentar-lhes meu texto. Fiquem a vontade para comentar, sendo contra ou a favor de minha opinião.


Desde os 18 até os 65 anos o cidadão brasileiro tem a obrigação de votar, podendo votar em nulo ou em branco, é verdade. Porém se todos aqueles considerados cidadãos tem o direito de escolher o futuro de seu país/estado/cidade, por quê, então, caso não queira fazer essa escolha, este não pode ter o direito de não votar, deixando este poder àqueles que se julgam capazes e que querem decidir o futuro de seu país.
Se apenas os que realmente querem votar o fizessem, talvez não teríamos um índice tão grandes de corruptos na política, pois é difícil entender o por que de as pessoas serem ´´forçadas`` a votar (como na charge), já que isso só resulta em um maior número de políticos incapacitados no governo, eleitos por uma maioria que nem sequer sabe a ficha histórica de seu eleito.

21 agosto 2011

Lixo eletrônico

Esse foi o primeiro tema disposto pelo Guia do Estudante em seu concurso de redações, no qual a parceria "Mundo num Blog" e "Cotidiano Escrito" participou. Essa foi a minha redação.

Nosso produto

Segunda-feira, 15 de agosto de 2011. É lançada em algum ponto do planeta uma inovadora e moderna tecnologia. Tecnologia esta que será acompanhada, na maioria dos casos, de uma embalagem proveniente do petróleo, e que será descartada em momentos quase consecutivos à aquisição do produto pelo consumidor. Mas o tempo previsto para o descarte dessa nova tecnologia e a conseguinte troca por uma mais moderna, devido ao contexto atual, está ficando cada vez menor, ou melhor, mais rápido.

16 agosto 2011

Em julho mais de 8.000 empregos foram criados em Londrina

Neste mês (julho) foram criados 8.409 empregos em Londrina, segundo o Caged, cadastro geral de empregados e desempregados, e o site Bonde. A estatística foi positiva já que o número de demissões foi menor, 7.439, resultando num saldo positivo de 940. Vale lembrar que só são considerados os trabalhos com carteira assinada nessa pesquisa.

O setor de serviços (profissionais liberais) é o que lidera no índice de contratações, com um saldo de 667, seguido pela área de comércio, 240, e a construção civil, 35, estes índices deixaram Londrina apenas atrás da capital, no ranking estadual.

De acordo acordo com a gerente da Sine, Serviço Nacional de Emprego, Neiva Sefrin, o resultado obtido no mês de julho deve ser comemorado, pois atende à expectativa apontada nos meses antecedentes de expansão na geração de empregos em Londrina, para o segundo semestre.

"Analisando o comportamento do emprego no mês de julho em Londrina, podemos afirmar que historicamente não é um bom mês para contratações, pois há demissões na área de educação e entressafra", relatou Neiva.

Ela disse que a realidade local, no entanto, aponta às oportunidades de contratação em julho. "Estão surgindo novas ocupações como na área de entretenimento de crianças em férias, o que levou Londrina a gerar muitos empregos", disse a gerente.

Neiva disse ainda que algumas escolhas da política econômica nacional levaram os empregadores a restringir as contratações de novos funcionários. "Como medidas de restrição ao crédito, corte de gastos de R$ 50 bilhões anunciados e da subida da taxa básica de juros, que são medidas que objetivam conter a inflação", ponderou a gerente do Sine.

15 agosto 2011

Boas novas

Mais um informativo sobre os futuros posts:

Por uma mudança de planos para a avaliação dos blogs de meu colégio, temos que fazer uma reportagem, com direito a entrevista, sobre algo relacionado ao tema do blog. Assim, eu e o Pedro tivemos a ideia de fazer um "diagnóstico" de nossa cidade (Londrina) por meio de uma pesquisa online. E depois dos resultados, fazer uma análise sobre a qualidade de vida dos londrinenses. Todo esse especial ficará situado na página Especial Londrina. Por enquanto é isso, logo vêm mais novidades sobre esse especial, assim como os primeiros textos.

Mas você pensou que o blog ia parar suas outras atividades cotidianas? Não, você está enganado... só não consegui dar continuidade ao Especial Espanha por falta de tempo, mas logo teremos mais posts sobre isso e toda a outra diversidade de tópicos que o cotidiano pode te oferecer...

Para ir adiantando:
a parceria Mundo num Blog e Cotidiano Escrito está participando do concurso de redações do Guia do Estudante, e após o término do concurso, as nossas redações serão publicadas aqui no blog, já que os temas pedidos pelo concurso remetem ao Cotidiano e ao Mundo.

Até breve.

01 agosto 2011

Voltando com... o outro lado das touradas espanholas

Volto à ativa com um tema bastante polêmico e alvo de muitas críticas em relação ao governo espanhol: as touradas. Não, não vou por nenhum vídeo mostrando a crueldade ou ações desumanas que ocorrem em todos os domingos na maioria das cidades espanholas. Mas antes de tudo preciso esclarecer dois tópicos:

Eu, na Plaza de Toros de la Maestranza
Eu não sou a favor da ocorrência desse tipo de evento, e nas minhas próximas palavras somente trago o significado das touradas para o povo espanhol.

O boato de terem sido proibidas as touradas é realmente um boato. A única província que entrou com um projeto de lei para a suspensão delas é a Catalunha, e apesar de não haver nada definido ainda, se algo realmente acontecer, será a partir de 2012, e somente na Catalunha (a única diferente, leia em breve: "Outros países dentro da Espanha"). 

As touradas, dentre outros significados, podem ser entendidas como uma seleção artificial de touros. Sim, exatamente sob os mesmos princípios de Darwin. Mas para entendermos isso, é preciso entender como funcionam as touradas.