03 junho 2011

A leitura nas diversas fases da vida

Qual a verdadeira importância da leitura em cada fase da vida?


Desde seus 7 anos, quando uma criança começa a ler, até o final de sua vida.


Em cada fase da vida a leitura tem uma certa importância, quando começa a ler, uma criança, além de estar se entretendo, tem um enorme aprendizado: a formação das palavras, as sílabas por exemplo. É claro que um livro indicado para uma criança não é um livro de 300 páginas, e sim um livro que conte uma histórinha, como a dos três porquinhos, cheio de figuras, demonstrando as cenas, para ajudar a criança a imaginar o que está acontecendo. Na maioria das vezes um livro indicado a pequenos leitores é um livro que possa passar uma moral para a criança, como já foi citado "os três porquinhos" que traz a ideia de que aquele que trabalha será recompensado pelo que fez.

Até a terceira série o estilo de livros é o que foi passado acima, porém conforme o ser humano vai evoluindo o nível do livro vai crescendo, também. Agora os livros passam a ter menos imagens e histórias maiores, nas quais o leitor consegue ter uma imaginação mais profunda sobre aquilo que está lendo.

Quando está na quarta série há uma grande mudança em seus livro, começam-se a ler livros que abandonam qualquer tipo de gravura em seu conteúdo, apenas alguns livros trazem imagens, que de fato são para seduzir o leitor.

A partir da quinta série começa-se a ter mais matérias na escola e também a surgir a gramática (matéria), onde o nível de leitura tem de ser maior, por isso são muito valorizados livros maiores, com um vocabulário cada vez mais difícil, para que o leitor possa "ganhar vocabulário".

A partir da sexta/sétima série começam a surgir livros que os estudantes gostam muito, como Harry Potter, livros de em média 300 páginas, que fazem com que o leitor possua um hábito de leitura, que vai ser muito útil em toda sua vida.
No ensino médio os livros de vestibulares são os mais indicados, na maior parte das vezes os nacionais, como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Cidade de Deus" e alguns outros livros que são pedidos no vestibular. Para poder ler estes livros o leitor necessita de uma grande capacidade de leitura, pois são livros considerados "chatos" para pessoas de 15, 16 e 17 anos. Que estão muito mais preocupadas com MSN, Orkut, TV e jogos do que com boas leituras, porém seria bom se pudéssemos misturar essas coisas, sem nenhum exagero.

Na faculdade é muito importante que se leia livros ligados a sua futura profissão, para que possa se ter uma boa noção sobre aquilo que você fará, provavelmente pelo resto de sua vida, e já pode se pensar num livro como em uma forma de se ganhar conhecimento, que o ajudará muito no futuro, o ajudando a argumentar, principalmente.

Na vida adulta os livros são ótimos para entretenimento, já que um cidadão considerado inteligente é aquele que está sempre lendo e aumentando cada vez mais sua capacidade de pensar. Os livros mais lidos por adultos são os livros de motivação, como biografias de pessoas que obtiveram sucesso em sua vida e que puderam alcançar seus objetivos, o que todo profissional de qualquer área quer.

Já na última fase de vida, a chamada terceira idade, recomenda-se muito aos "senhores" que leiam para eles continuem um bom raciocícinio, e também para não perder a memória, pois a leitura é um ótimo exercício mental, que faz com que o leitor, que está na terceira idade, possa continuar pensando de forma natural, como ele pensava no passado. Como a maioria dos idosos é aposentada, é recomendável que se mantenha uma vida saudável, e uma das melhores formas de se fazer isso é lendo, e claro, mesclando essa atividades a outras, como esportes, culinária e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário