23 maio 2011

Campanhas anti-cigarros ajudam aqueles que usam?







Nos ultimos anos, tem se visto muitas propagandas, campanhas ou até leis que proíbam o uso do cigarro em determinados locais. No paraná e no estado de São Paulo foi proibido o uso de cigarros em lugares como praças públicas, locais fechados, estádios de futebol, shoppings, tendo nestes locais uma área em que o fumo seja autorizado. E na maioria das vezes em um lugar distante de onde ficam as pessoas, assim não incomodando os que não usam e fazendo aquele que usa encotrar maior dificuldades para se ´´drogar``.






O Ministério da Saúde exige que nas propagandas de cigarro, que querem é claro vendê-lo, haja uma foto que tenta causar certo(a) medo/emoção no usuário. Confira as fotos abaixo:




As fotos estão exageradas mesmo, porém vale tudo para que uma pessoa possa parar de fumar!









Mas o que nos põe em dúvida é se esse tipo de "marketing" impressiona, ajudando os que fumam, os só causam impacto nos que não usam, pois imagine só uma mãe com um filho pequeno em uma padaria normal, se o filho perguntar sobre isso o que sua mãe o dirá?

Em outros países pode se ver algumas propagandas muito mais criativas do que as nosssas, e menos agressivas, que fazem com que os usuários pensem umpouco sobre seu ato de fumar:





Será que as propagandas brasileiras, anti-tabagismo, estão atingindo o público que deveriam atingir?

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