16 maio 2011

O novo número 1?

O tenista sérvio Novak Djokovic completou ontem (15) sua 39ª vitória consecutiva em mais uma final de um Masters 1000, o OPEN de Roma. O duelo, com ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal, atual número 1 do mundo. Com essa conquista, o sérvio soma 7 títulos na temporada, 4 deles, Masters 1000 (que somam mil pontos ao ranking da ATP, fora a grande quantia em dinheiro, ao vencedor). Agora o fato mais interessante é que ganhou todos eles contra Nadal, na ordem, Indian Wells (US), Miami (US), Madrid (Esp) e Roma (Itália). Dando especial importância aos últimos dois, já que são disputados no saibro. Mas por que isso é tão importante? Bom, Nadal é considerado por muitos como o "Rei do Saibro", e no torneio de Madrid, digamos, perdeu "totalmente em casa", já que foi disputado na Espanha e no saibro.

Nole, apelido de Djokovic, vem se apresentando de forma esplêndida, deixando seu "nêmesis" cada vez mais remoído. De agora em diante, serão cada vez mais comuns esses confrontos entre esses dois gigantes do tênis. E por isso mesmo que os amantes do esporte estão esperando ansiosamente pelos próximos dois Grand Slam: Roland-Garros, na França e Winbledon, na Inglaterra. Este último, disputado em quadra de grama, e considerado por muitos como o mais importante título, não obstante ser o mais antigo campeonato do esporte. É nesse torneio que Nole poderá se consagrar de vez se continuar nessa sequência de vitórias, já que ainda não conquistou títulos nem no torneio francês, nem no inglês. Se tiver sucesso em um deles, e se Nadal não somar pontos, Djokovic passará a ser o novo número 1.

A diferença:


Rank
Name & Nationality
Points
Position Moved
Tournaments Played
1
0

2
0

3
0

4
0

5
0





Quadra de grama (Winbledon)
Agora, o que não podemos deixar de lado é o recente confronto já comentado aqui no Cotidiano Escrito do nosso representante brasileiro Thomaz Bellucci, que lutou bravamente contra Djokovic, garantiu um set, e quase o venceu... Quer mais detalhes? Clique aqui.

Para terminar, deixo dois vídeos de rallys aqui, um da final de Madrid, entre Nole e Nadal, e outro do Bellucci (um pouco mais longo, mas apenas para mostrar o nível do brasileiro), no jogo que o trouxe à 25ª posição no ranking da ATP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário