08 maio 2011

Cidades Italianas

Aqui algumas cidades italianas as quais visitei nestes últimos 20 dias:


RIETI: Uma pequena cidade do século XII a 82 Km da capital, Roma, sendo exatamente no centro da Itália. Cercada por muralhas medievais, incrivelmente conservadas. É cheia de ruazinhas com casas apertadas, uma ao lado da outra, de em média 3 andares, algo muito comum em toda a Itália. Tem um centro comercial bastante movimentado e com uma grande praça muito limpa e segura, diferentemente do Brasil, que ainda peca muito no setor de limpeza e segurança das praças públicas. Assim como no Brasil os italianos são loucos por futebol, e tem todas as noites de sábado um jogo do Real Rieti, time de futsal local, no ginásio municipal, lotando as arquibancadas.



ASSIS: Para chegar até lá usamos o sistema ferroviário, que é muito útil em toda Itália, porém bastante sujo em algumas estações. O principal ponto turístico de Assis é a Basílica de São Francisco de Assis, o santo que abdicou a riqueza de sua família e viveu na pobreza e castidade somente pensando em Deus, dentro da linda basílica com um santo de ouro em sua parte mais alta está o túmulo de São Francisco.


SPOLETO: É reconhecida por ter um grande castelo medieval muito bem conservado, mas o que mais chama a atenção na cidade é a ponte e visão que ela pode proporcionar. Além destes dois a igreja de Spoleto se destaca pelo seu estilo românico, e por ser erguida com antigas ruínas de Roma.




ROMA: Capital e como se espera muito maior do que as cidades ao seu redor, como as citadas acima, por isso também é muito suja nas partes de maior circulação como: metro, Pantheon, Coliseu, praças e outros, sendo conhecida por ter muito roubos nesses locais. Porém mesmo sendo suja e cheia de vendedores ambulantes, que chegam a jogar o produto em você, a cidade é lindíssima, cheia de monumentos grandiosos que representavam seu enorme império. O Pantheon construído no ano de 122, aproximadamente, é o que dentre todos os outros mais se conserva, tendo em sua abóbada uma grande abertura para luz, algo que foi um marco na engenharia mundial. Passando pelas velhas ruas de Roma chega-se a Fontana di Trevie, uma bonita fonte com figura de homens nus, retratados com alto nível de perfeição, trazendo o estilo barroco. Uma das praças mais conhecidas da cidade é a Piazza di Spagna, que reuni igrejas, fontes e muitos bares e restaurantes. Finalmente o Coliseu, gigante com capacidade para 55 mil pessoas(quando estava completo), ele que um dia foi palco de grandes batalhas que mobilizavam Roma hoje é somente ponto turístico, dos maiores da antiguidade romana, representando o auge de sua engenharia.

VATICANO: A capital da igreja católica (menor estado do mundo) ocupa apenas 0,44m² e é cercada por grande muros repletos de santos esculpidos. É atualmente a residência dos papas. Tem como atrações a linda basílica de São Pedro e os palácios papais, onde fica o túmulo de vários papas, como o de João Paulo II, o qual o processo de beatificação está iniciando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário