24 maio 2011

Teorias conspiratórias

Estaríamos nós vivenciando um novo contexto de "mascarar os eventos" como na Guerra Fria? Pois as sempre bizarras e presentes teorias conspiratórias estão se tornando cada vez mais aceitáveis e lógicas. O mais recente assunto que ganhou milhares dessas teorias é o assassinato de Osama Bin Laden.

Uma década para "aliviar" as supostas teses de esquerda agora também é fator contribuinte para a criação de inúmeras outras. São retomadas todas as polêmicas sobre as constantes omissões de fatos pela CIA, e também questionados todos os atos do governo em relação ao ocorrido, em uma espécie de "antiamericanismo" novo, como diz a reportagem da VEJA, de 11 de maio.

Entretanto, para dar mais vigor e destaque a opiniões como esta, alguns colunistas de importantes meios, como Attuch da ISTOÉ, que não mantêm imparcialidade, demonstram suas próprias teorias conspiratórias, como é o caso deste último, que sugere um cativeiro de Bin Laden no próprio Pentágono, mesclando todos os aspectos citados na revista rival.

É impossível esperar a verdade absoluta de um governo tão contraditório, oportunista, e até mesmo maquiavélico, restando a nós, meros civis, continuar criando situações hipotéticas e absurdas, já que é a única coisa que nos é permitido.

Gabriel Vivan

2 comentários:

  1. O dificil é que, no caso sitado no texto, as questoes maquiavelicas são diretaente "voltadas ao nao-bem" da populaçao, o maquiavelianismo seria aceito se aintensao fosse outra!!

    ResponderExcluir
  2. No caso, o "maquiavélico" refere-se à sua ideologia utilitarista de que "os fins justificam os meios", não à maneira errônea que a sociedade muitas vezes enxerga e tenta entender os conceitos complexos de política para Maquiavel. Espero ter esclarecido sua visão.

    ResponderExcluir